Pode a alegria conviver com a responsabilidade?
Não apenas pode, como deve!
Em mais de trinta anos de experiência profissional, constatei que, entre as empresas com as quais trabalhei, aquelas que atingiam os melhores resultados eram sempre as que tinham os melhores ambientes para seus funcionários. Ambientes que permitiam a criatividade e a participação de ideias, que proporcionavam o respeito e a integração entre as pessoas, que propiciavam, tanto pela convivência, quanto pelo trabalho, constante alegria.
Com alegria e responsabilidade, este livro procura contribuir a uma conscientização para melhorarmos nosso comportamento e modo de dirigir, no trânsito.
Quantos acidentes podemos evitar? Quantas vidas devemos proteger? Quantos sonhos queremos preservar? Quantas famílias havemos de manter? Muitas... muitos... é o que conseguimos quando guiamos com mais cuidado, amor e responsabilidade.
Quando as regras de trânsito e, principalmente, o comportamento do motorista são ensinados nos cursos, treinamentos e manuais para se tirar a carteira de habilitação, bem como, abordados em palestras e apresentados em reportagens e documentários na mídia, as pessoas estão acostumadas a ver o assunto tratado com muita responsabilidade e seriedade, como convém. - Mas e aí? Quantas pessoas, que são motoristas em nossas ruas, avenidas e rodovias, comprovam na prática ter bem aprendido as lições?
A resposta é: poucas pessoas.
Este livro trata de um assunto muitíssimo sério, mas de uma forma bastante diferente.
Aqui eu personifico um "ignorante". O adjetivo "estúpido" seria, inclusive, mais adequado. E neste papel de "ignorante", eu e meus convidados surreais damos muitas dicas e sugestões, uma mais errada e estapafúrdia do que a outra, e em 19 lições ensinamos como ser um Asno Volante.
A ideia é que, com os ensinamentos absurdos deste "ignorante", cada leitor possa rir e, ao divertir-se, aprender ou reforçar o que já sabe, para pôr em prática na condução de seu veículo. O que será benéfico primeiro a si mesmo e, depois, a todos que compartilham consigo as vias públicas deste país.
Ria, divirta-se e aprenda - ou reforce o conhecimento que já tem. E seja mais feliz, ao volante de seu veículo.
Agora, um ALERTA:
Não ofereça este livro a alguém, quando você estiver aborrecido, irado, ou por motivo de chacota, mas sim, ofereça-o com bondade, com amor; ou deixe que cada pessoa queira lê-lo por si mesma. Pois, este livro foi criado para melhorar, quanto possível, o relacionamento e a vida de todos que se utilizam do trânsito.
Lembre-se:
Na vida real, da lição 1º à 19º, é só fazer exatamente o contrário.
Que este pequeno livro possa acrescentar um pouco, ou mais que um pouco, à sua capacidade de dirigir. Então sua leitura terá ido além da diversão, e terá tido muito mais valor e proveito.
Bom divertimento!
128 páginas, Formato 14 x 21 cm.
Lições
1. Bebida
2. Braço de fora
3. Cinto de segurança
4. Código de Trânsito
5. Criança no banco detrás
6. Espelhos retrovisores
7. Estacionamento
8. Faróis
9. Fila
10. Fumo
11. Lixo
12. Manutenção
13. Menoridade
14. Seta e Pisca-alerta
15. Sinalização da via
16. Som em alto volume
17. Telefone celular
18. Ultrapassagem
19. Velocidade
Resumo>
Conselho Sério, e Que Funciona.
Trechos do Código de Trânsito Brasileiro, referentes às Lições deste livro.
Sites e URLs sobre trânsito no Brasil
AMOSTRA
Sinalização da Via - 15a. Lição
Sinalização.
Pela etimologia da palavra, o prefixo vem de "sinal" e o "zação" não é de "gozação", se bem que tem alguns sinais engraçados.
Trata-se daquelas plaquinhas, placonas, faixas no chão e luminosos que a gente vê nas ruas, vielas, avenidas, estradas e demais logradouros.
Elas servem para orientar, avisar, prevenir e até "sinalizar". Se bem que tem hora - as horas que não tem guarda vendo - que não precisa seguir o que elas indicam não.
Comentários
Sobre Sinalização, a Sra. Joice Máforo, diz:
Tem vez que até ajuda, mas normalmente a sinalização atrapalha muito. Coloca limite de velocidade em lugares que a gente mesmo podia escolher como andar.
Faixa de pedestres. Não sei porque! Deixem as pessoas atravessarem onde quiserem! Inclusive - claro que olho antes pra ver se tem algum policial ou fiscal ou ainda fiscalização eletrônica - eu não dou a mínima consideração a esta faixa. Paro meu carro em cima dela toda vez. Parar antes da "faixa de retenção", aquela transversal que fica antes da "faixa de pedestres", menos ainda. Não tô nem aí. Os pedestres que desviem. Andar não faz bem à saúde? Então, deixem eles darem uma voltinha em torno do meu carro. Hi hi hi. Para mim não tem essa de "faixa de pedestres", ela não é "de" pedestre algum, ela é "de" rua, é "de" avenida, é "de" onde estiver.
Placas de localização. Besteira. Quem não conhece a região, que pergunte. Os guardas estão aí para quê? Além do que, o fato de ter que perguntar até ajuda na integração das pessoas umas com as outras.
Semáforo já é bacana, porque dá mais colorido.
Pare? Ímpare!... Ganhei.
Preferencial. Aquele triângulo vermelho de ponta-cabeça, que é colocado toda vez que a gente vai entrar numa estrada. Taí, esse eu gosto, porque às vezes sou eu que tenho a preferência.
Tem gente que reclama das lombadas. Eu acho legal, dá para dar cada salto. Você vem correndo e pimba. As molas? Ah, quando o carro estiver ruim, eu o vendo.
Sabe aquelas faixas para sinalizar separação de mãos nas vias? Você pensava que as faixas contínuas duplas era para não ultrapassar? E que as faixas duplas, cujo lado fosse intermitente, era porque desse lado pudesse fazer ultrapassagem? Nada disso! A primeira é porque o pintor que fez o trabalho tinha mais tinta e disposição, enquanto que no segundo tipo de faixa o pintor precisou economizar material e ainda por cima estava desmotivado.
Casos
O filho pergunta pro pai sobre as cores do semáforo:
- Pai, para que serve o vermelho?
E o pai responde:
- O vermelho é pra parar.
O filho continua:
- E o verde?
- Este quer dizer que você pode seguir em frente.
- E o amarelo?
- Ah, este é pra passar rápido, que já vai parar.
A mulher estava na cozinha fritando um ovo quando o marido se aproximou e começou a gritar:
- CUIDADO!!! CUIDADO!!! JOGA MAIS ÓLEO!!! JOGA MAIS ÓLEO!!! VAI GRUDAR NO FUNDO! CUIDADO!!! VIRA, VIRA, ANDA!!! O SAL!!! NÃO ESQUECE O SAL!!!
A mulher, irritada com os berros, perguntou:
- Porque você está fazendo isto?!? Você acha que eu não sei fritar um ovo?
E o marido respondeu:
- Isto é só para você ter uma ideia do que eu sinto quando estou dirigindo e você está do meu lado...
Frases
Na estrada da vida, passado é contramão.
Não sou rei, mas tenho uma coroa.
Perigo não são os cavalos no motor, mas o asno volante.
OPINIÕES
"'Asno Volante' é interessante, divertido, didático, educativo e cheio de humor positivo."
Lourdes Pass - Guarulhos/SP
"J.R.Jerônimo é daqueles escritores raros, que consegue pegar o leitor pelo 'colarinho da curiosidade' e não o largar até que o mesmo tenha lido a última página do seu livro.
O humor com que consegue contar suas estórias é surpreendente.
Num mundo em que humor é sinônimo de baixaria, Jerônimo, o usa para aguçar a curiosidade daquele que tem o seu livro entre as mãos.
Parabéns pela iniciativa; pelo assunto que a sua mais recente obra aborda.
Desejo sinceramente que seja líder em vendas, num tempo onde o banal é tão valorizado.
Que as suas pérolas possam resplandecer nas bancas e nas livrarias..."
Cristiane Santos - Escritora - Guarulhos/SP
"Leia, é muito bom."
Engº Maurício dos Santos - São Paulo/SP
"Quero te parabenizar pela grande obra, e te dizer que terminei de ler, e achei muito importante e ao mesmo tempo divertido. E a partir dessa leitura mudei o meu conceito com relação ao comportamento no trânsito.
Apesar de não ser muito imprudente acho eu!..."
Marino - Mestre Irapuru - Capoeira - Guarulhos/SP
"Caríssimo Jerônimo
Senso de humor notável.
Cumprimento-o efusivamente pela forma eficiente e adequada com que se envolveu na execução deste singular processo educativo...
Parabéns!!
Cordialmente,"
Lineu Roque Aceiro - Escritor, Membro da A.G.L. Academia Guarulhense de Letras - Guarulhos/SP
"Bom. Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade de falar sobre este que é um dos melhores livros sobre trânsito que eu já li.
Acho que o livro aborda de uma maneira irreverente e descontraída um dos assuntos mais importantes e preocupantes relacionados ao trânsito, mais especificamente ao condutor.
Na minha humilde e leiga opinião acho que deveria ser obrigatório a leitura deste em todo curso de CFC do país para que os novos condutores vejam que muitas das atitudes que hoje são tidas como normais são na verdade o mal do trânsito.
Acho que já me prolonguei demais e deixarei espaço para outros comentários.
Grato pela Oportunidade"
Eduardo Habyak de Freitas - Técnico de Segurança do Trabalho - Guarulhos/SP
"O livro é muito divertido. É uma forma lúdica de educar.
Parabéns. Um abraço."
George J. Marques - ABETRAN - Associação Brasileira de Educação de Trânsito - www.abetran.org.br
Belo Horizonte/MG
“Olá como vai? Não sei se você vai lembrar de mim, eu estava no lançamento do seu livro; Como se tornar um Asno Volante, que por sinal é muito bom, eu gostei muito.”
Suzely Serqueira - Escritora - Guarulhos/SP
"Passei bons momentos lendo este livro. E aprendi bastante, também. Mas elogios só olham prá trás.
Olhando prá frente: uma sugestão seria alardear não só as besteiras que os motoristas fazem, mas também as besteiras cometidas pelos responsáveis pelo trânsito.
Exemplos do tipo tempos de amarelo insuficientes, postos de gasolina em esquinas com toda a extensão rebaixada, obrigação de avisar antecipadamente quando houver um equipamento fiscalizador de velocidade (aliás, sugiro, por isonomia, que os fiscais de higiene sejam obrigados a agendar com antecedência suas vistorias nos açougues, bares e restaurantes. Que absurdo eles aparecerem de repente, sem avisar, e multarem os pobres comerciantes. Temos de educar os comerciantes; não multá-los!!). Infelizmente, você vai ter muito o que falar se resolver aceitar minha ideia.
Parabéns, continue na luta. Não somos muitos e não temos praticamente nenhum poder. Mas creio que temos uma arma poderosa que é a persistência.
Somos mais chatos do que eles. Um dia a gente consegue evitar que as pessoas fiquem se matando no trânsito."
Luis Vilanova - Engenheiro de Trânsito - São Paulo/SP - 07-2010
"Um livro para ser sonorizado, para o motorista ler sem soltar as mãos do volante."
Eugenio Asano - Escritor, contista, poeta e editor de livros artesanais. - Guarulhos/SP
“COMO NÃO DIRIGIR MAL. Livro do administrador, escritor e motorista José Roberto Jerônimo é uma boa opção para aprender o que não se deve fazer ao volante. Em Como Se Tornar um Asno Volante em 19 Lições Erradas, ele ensina tudo ao contrário, fazendo com que as pessoas se divirtam enquanto leem. Nas lições, literalmente erradas, o autor brinca com hábitos rotineiros dos motoristas. Mais informações no site do autor: www.jrjeronimo.com.br."
Roberta Soares - Jornal do Commercio do Recife - Coluna: “De olho no trânsito” - Recife/PE
"Achei a leitura bem tranquila e a ideia muito interessante. Não sei exatamente para qual público escreveu, mas creio que os adultos (os que dirigem há um bom tempo) vão se identificar com alguns personagens. Trata de forma bem humorada alguns vícios que muitos motoristas insistem em manter. Espero que o livro seja um sucesso e que os leitores/condutores compreendam a mensagem e passem adiante."
Idaura Lobo Dias www.educacaoetransito.com.br - Pinhais/PR
"Boa leitura, e uma sugestão de presente para todas as idades."
Dr. Salomão Rabinovich -
Diretor do CEPAT Centro de Psicologia Aplicada ao Trânsito
Presidente da AVITRAN Associação das Vítimas de Trânsito - São Paulo/SP
"Acho que a educação de trânsito deveria ser adotada como matéria escolar. É simples de se verificar que os erros são aprendidos com vícios que estão na própria sociedade, sejam pais, irmãos, amigos e familiares, que fazem a ¨coisa¨ dirigir como se fosse uma brincadeira.
Como motorista achei muito divertida a forma como o autor expressa a inconsequência de uma boa parte de nós, de modo a conscientizarmo-nos para melhorar."
José Carlos Lima - Motorista Particular - São Paulo/SP
"Hoje trabalho como condutor de transporte escolar e vejo como eu dirigia e como as pessoas dirigem, sem preocupação com seu próximo. Cheguei até a pensar que todos que dirigem deveriam ter 2º grau, mas não é isto, vejo pessoas com carros modernos e caros fazendo coisas que fico abismado e sei que são pessoas de alto nível, pois são carros de 80, 100 mil reais. Espero que este livro possa abrir mais a mente destas pessoas. Já que não dá para reciclar todos os motoristas, espero que possam aqui aprender mais um pouco, para dirigirem com mais segurança."
Clóvis Rosa - Condutor de Transporte Escolar - Itaquaquecetuba/SP
"Sou motorista profissional e indico este livro também aos motoristas profissionais. E digo porque: Às vezes, na estrada, deparamo-nos com alguns colegas que nos deixam muito irados, ...mas muito irados mesmo, devido aos grandes riscos que suas atitudes nos expõem. Porém, vendo por outro lado, se nos colocássemos no lugar deles, também acharíamos que estávamos fazendo a coisa certa. Sendo assim, este livro cabe, também a nós, motoristas profissionais, para que possamos ser mais cuidadosos e pacientes neste nosso complicado trânsito."
Cláudio da Silva - Caminhoneiro - Guarulhos/SP
"Este livro é muito interessante. As pessoas aprendem com irreverência como se educar no trânsito, tendo também muitas informações importantes que precisamos utilizar no dia a dia.
Parabéns pelo ótimo trabalho. Recomendo a todos motoristas e não motoristas, pois é muito bom."
Ana Lúcia Casale - Motorista de Frota, Veículo Leve - Guarulhos/SP
...A cada episódio lido fica a sensação de que tudo que você faz, de bom ou ruim, na direção de seu veiculo é observado por alguém. ...Qualquer um com um mínimo de consciência tentará alterar o seu estilo de direção depois de ler algumas páginas deste livro. ... Atitudes simples poderiam mudar esse círculo vicioso de todo mundo só querer levar vantagem. Se cada indivíduo tiver pelo menos um gesto de gentileza por dia no trânsito será como um efeito dominó positivo."
Wilson Romero - Motorista de ônibus Coletivo - Arujá/SP
"Este livro não é aquela coisa maçante que vemos nas auto-escolas sobre como não se comportar atrás do volante, quer dizer, não que o que elas ensinam esteja errado, mas a forma de como é passada a informação, tipo faça isso ou não faça, como diria um professor que tive, é "informação compactada".
Nele são expostas lições de comportamento, ou melhor, de não comportamento, de uma maneira bem humorada (isso cativa o leitor) e descritas por meio de comentários de personagens que, se me permite, tornaram-se "asnos volantes".
Em minha opinião, este livro deveria fazer parte do complemento didático das autoescolas, tanto para aqueles que nunca dirigiram, como para os que já dirigiram, mas se importam com as consequências que o mau uso de um veículo pode ocasionar. Porque tem aqueles que apenas passam pelo CFC (Centro de Formação de Condutores) para ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o que vai acontecer depois é só um detalhe; ou aquelas pessoas ingênuas que pensam "isso nunca vai acontecer comigo".
Também deveria ser material do currículo escolar, conscientizando futuros motoristas desde cedo, assim como outras literaturas que ajudam aos professores em sua didática.
Eu tenho um veiculo adaptado e devido a essas limitações o fator dirigir com segurança tem que ser mais que redobrado, já que os comandos de acelerar e frear estão direcionados para as mãos, que também devem acionar o câmbio para troca das marchas e ao mesmo tempo controlar a direção e as demais funções do carro, localizadas no volante.
Infelizmente não tenho o hábito da leitura. Às vezes começo a ler um livro e demoro a terminá-lo ou nem o termino. Ao contrário deste, que li em pouco tempo e gostei. Não só por mostrar como não se deve agir, que a meu ver é o objetivo do livro, mas principalmente a maneira como isso é descrito, e repito, com bom humor e sem fugir do foco principal."
Ricardo Etelvino Dias da Silva - Comprador -
Motorista portador de deficiência - dirige veículo adaptado - Guarulhos/SP
"Querido amigo J.R.Jerônimo, saiba que, independentemente de nossa amizade, o que muito me orgulha, é que seus trabalhos são sempre dignos de destaque, pela competência e inúmeros outros predicados.
Neste livro você demonstra que, de uma maneira muito divertida e simples, conseguiu traduzir as grandes dúvidas da maioria dos motoristas brasileiros. Acho que o uso do humor intensifica o aprendizado e torna a leitura mais agradável.
Desta forma receba meu fraternal abraço e votos de sucesso."
Ariani dos Santos - Pedagoga e Analista de Qualidade - Guarulhos/SP
"Gostei muito do livro, pois o autor conseguiu passar informações sérias sobre nosso Código de Trânsito de uma forma cômica.
Infelizmente temos muitos asnos volantes como retrata o livro, pessoas totalmente sem condições de dirigir um veículo, principalmente em uma cidade como São Paulo.
De qualquer forma espero que este livro ajude a dar um alerta para estas pessoas."
José Augusto B. Guimarães - Produtor Gráfico - São Paulo/SP
"...achei muito divertido e ao mesmo tempo educativo, ...um livro completo e gostoso de ler,interessante é que em um caso ou em outro acabamos por nos encaixar nas situações. Acho que devoagradecer, pois faltava mesmo no mercado algo que mostrasse às pessoas o jeito errado que elas geralmente fazem e o jeito certo de fazer.Porque quem faz errado muitas vezes nem percebe que está errando e até acha certo ou não se importa pelo jeito que dirige. É muito importante ter este livro até como um manual de consultas, para tirar dúvidas sobre multas, códigos e leis, que em certos casos é difícil de se obter informação. Que este livro seja recomendado por cada pessoa que o ler, pois assim estaremos criando um mundo muito melhor de dirigir e viver!"
Marcelo Vieira Almada - Motorista Executivo - São Paulo/SP
Antes de sair de casa com seu veículo, você pode fazer uma meditação simples, e rápida, como no exemplo a seguir, mas que também pode ser com suas palavras e do seu jeito. Com isso, tenha certeza de que este dia será melhor, a você e a todos que encontrar pelo caminho.
Além destes links, houve ainda outros que, com o tempo não tem mais, e entrevistas às rádios Boa Nova de Guarulhos AM 1450 e Sulamérica Trânsito FM 92,1, TVs Destaque, de Guarulhos, e Bandeirantes, programa FJR Sustentabilidade. Das quais não temos as gravações.
ABETRAN - Associação Brasileira de Educação de Trânsito
ABETRANS - Associação Brasileira de Empresas do Setor de Trânsito
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas
ABRAMET - Associação Brasileira de Medicina de Tráfego
ABRASPE - Associação Brasileira de Pedestres
ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte
ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos
ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres
Asno Volante - site homônimo a este livro, que também dedica-se à melhoria do trânsito, de outro autor.
AVITRAN - Associação das Vítimas de Trânsito
Câmara dos Deputados - Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro
www.frentetransitoseguro.com.br
CEPAT - Centro de Psicologia Aplicada ao Trânsito
CET - Companhia de Engenharia de Tráfego
Cettrans - Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito - Cascavel - PR
De olho no trânsito - Jornal do Commercio do Recife, PE.
http://jc.uol.com.br/coluna/de-olho-no-transito/index.php
DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito
DER (ABDER - Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem)
DER-AC www.ac.gov.br
DER-AL www.der.al.gov.b
DER-BA www.derba.ba.gov.br
DER-CE www.dert.ce.gov.br
DER-DF www.der.df.gov.br
DER-ES www.der.es.gov.br
DER-GO www.agetop.go.gov.br
DER-MG www.der.mg.gov.br
DER-PA www.setran.pa.gov.br
DER-PB www.der.pb.gov.br
DER-PE www.der.pe.gov.br
DER-PR www.der.pr.gov.br
DER-RJ www.der.rj.gov.br
DER-RN www.der.rn.gov.br
DER-RO www.der.ro.gov.br
DER-RS www.daer.rs.gov.br
DER-SC www.deinfra.sc.gov.br
DER-SE www.der.se.gov.br
DER-SP www.der.sp.gov.br
DETRAN-AC www.detran.ac.gov.br
DETRAN-AL www.detran.al.gov.br
DETRAN-AM www.detran.am.gov.br
DETRAN-AP www.detran.ap.gov.br
DETRAN-BA www.detran.ba.gov.br
DETRAN-CE www.detran.ce.gov.br
DETRAN-DF www.detran.df.gov.br
DETRAN-ES www.detran.es.gov.br
DETRAN-GO www.detran.go.gov.br
DETRAN-MA www.detran.ma.gov.br
DETRAN-MG www.detran.mg.gov.br
DETRAN-MS www.detran.ms.gov.br
DETRAN-MT www.detran.mt.gov.br
DETRAN-PA www.detran.pa.gov.br
DETRAN-PB www.detran.pb.gov.br
DETRAN-PE www.detran.pe.gov.br
DETRAN-PI www.detran.pi.gov.br
DETRAN-PR www.detran.pr.gov.br
DETRAN-RJ www.detran.rj.gov.br
DETRAN-RN www.detran.rn.gov.br
DETRAN-RO www.detran.ro.gov.br
DETRAN-RR www.detran.rr.gov.br
DETRAN-RS www.detran.rs.gov.br
DETRAN-SC www.detran.sc.gov.br
DETRAN-SE www.detran.se.gov.br
DETRAN-SP www.detran.sp.gov.br
DETRAN-TO www.detran.to.gov.br
Dirigindo Seguro
DNIT - Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte
Educação e Trânsito - Perkons S.A.
Estradas
FENASDETRAN - Federação Nacional das Associações de Funcionários de DETRAN
FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas e Estatísticas (Tabela Preço Médio de Veículos)
JARI - Junta Administrativa de Recursos de Infração
J.R.Jerônimo - vide seções "Artigos", "Dicas de Direção" e "Livros"
MT - Ministério dos Transportes
Mulher ao Volante
PM-AC www.pm.ac.gov.br
PM-AL www.pm.al.gov.br
PM-AM www.pm.am.gov.br
PM-BA www.pm.ba.gov.br
PM-CE www.pm.ce.gov.br
PM-DF www.pmdf.df.gov.br
PM-ES www.pm.es.gov.br
PM-GO www.pm.go.gov.br
PM-MA www.pm.ma.gov.br
PM-MG www.policiamilitar.mg.gov.br
PM-MS www.pm.ms.gov.br
PM-MT www.pm.mt.gov.br
PM-PA www.pm.pa.gov.br
PM-PB www.pm.pb.gov.br
PM-PE www.pm.pe.gov.br
PM-PI www.pm.pi.gov.br
PM-PR www.pmpr.pr.gov.br
PM-RJ www.policiamilitar.rj.gov.br
PM-RN www.pm.rn.gov.br
PM-RO www.pm.ro.gov.br
PM-RR www.pm.rr.gov.br
PM-RS www.brigadamilitar.rs.gov.br
PM-SC www.pm.sc.gov.br
PM-SE www.pm.se.gov.br
PM-SP www.polmil.sp.gov.br
PM-TO www.pm.to.gov.br
Portal do Trânsito
PRF - Polícia Rodoviária Federal
Sinal de Trânsito
SNT - Sistema Nacional de Trânsito
TRÂNSITOAMIGO - Associação de Parentes, Amigos e Vítimas de Trânsito
Trânsito Brasil
Trânsito Dez
Trânsito Legal
Vias Seguras