Textos e Lições 


Coisas que aprendi 

Jefferson Luz

 

20.05.2012

Às vezes precisamos de um tempo para refletir sobre nossa vida, fazer planos, estabelecer metas novas, entre outras coisas. Fazendo também este balanço, pude perceber que:

Tenho uma família maravilhosa que me ama muito, que me apoia e me ajuda e eles sabem que a recíproca é verdadeira.

Que sou uma pessoa privilegiada pelo emprego que tenho, que estou cercado de pessoas que gostam de mim e que me fazem ter prazer de sair de casa para trabalhar.

Que muitas vezes o melhor remédio é dar o ombro amigo para aquele que solicita. É ser um ouvinte paciente do seu próximo

Que um sorriso pode mudar o rumo de uma história que caminhava para um desfecho trágico. Que se não posso ajudar é melhor ficar distante para não atrapalhar.

Que muitas vezes temos que, no meio de um dia de trabalho, deixar o profissional de lado e assumir o papel de pai ou de filho, de colega ou amigo, e que, às vezes, no meio de um dia em família, assumir o papel de profissional.

Que não somos vários personagens dentro de uma carcaça, mas que somos únicos em diferentes ambientes e, por isso, me comporto de acordo com o ambiente em que me encontro.

Mas diante de tudo isto, descobri que, mesmo não sendo casado e não tendo filhos, já constituí a minha família, que muitas vezes chamo de amigos.

É com os amigos que muitas vezes temos a coragem de nos despir, de nos fazer nus dos medos, das aflições, dos problemas, das alegrias, dos planos e projetos futuros.

Também são os amigos que muitas vezes nos aconselham, nos consolam, nos fazem rir quando queremos chorar, nos orientam, e que nos norteiam quando estamos perdidos.

“Amigo fiel é proteção poderosa e quem o encontrar terá encontrado um tesouro. Amigo fiel não tem preço, e o seu valor é incalculável. Amigo fiel é remédio que cura, e os que temem ao Senhor os encontrarão. Quem teme ao Senhor tem amigos verdadeiros, pois tal e qual ele é, assim será o seu amigo." (Eclo 6,14-17)

E é por tudo isso que peço a Deus para que possa conservar a sua amizade e que, se possível, encontre amigos assim como você.

Também peço ao menino Jesus que te abençoe, te proteja e te guie sempre pelos caminhos do sucesso, das vitórias e da felicidade, e que as pedras que surgirem pelo caminho sirvam de degraus para que alcance os seus objetivos.

 

Jefferson Oliveira Cristovão da Luz é funcionário público, técnico em análises clínicas, técnico em administração, escreve peças e atua amadoramente na igreja, desenvolve atividade voluntária a ONG que cuida de crianças carentes e a ONG que cuida de famílias de alta vulnerabilidade social, com palestras sobre Gripe A, Higiene, DST.


Voltar à Lista