sarau_palestra_vev

Sarau-Palestra Vias e Versos
por um trânsito mais humano

Para Escolas do Ensino Médio e EJA - Educação de Jovens e Adultos (e eventualmente do Ensino Superior) e instituições que tenham interesse.

Abordagens cultural e educacional.  Na primeira o ensejo da poesia em si e na segunda o uso desta poesia como ferramenta para o aprendizado que, neste caso, é voltado para a conscientização e adoção de um comportamento mais seguro no trânsito.

Para a Escola, aos cuidados do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) ou Diretor(a), será oferecido como cortesia um exemplar do livro "Vias e Versos - por um trânsito mais humano." e apontado, por mim, cinco poemas (vide a seguir), cujos temas as estatísticas mostram como os principais causadores de acidentes fatais no trânsito brasileiro.  E solicitado que ele(a), sua equipe e ou alunos escolham outros cinco poemas desse livro. 

Isto é uma gravação - página 68
Velocidade - página 121
Bebida - página 25
Sinalização - página 105
Ultrapassagem Ultra - página 117

Com os dez poemas definidos a Escola inscreverá em lista, que deverá ser a mim enviada cópia, os dez alunos que os apresentarão em data, cujo prazo permita que estes alunos leiam algumas vezes e, se possível, decorem o texto e treinem a declamação, com separação oral entre os versos, com destaque às rimas e com ênfase às ideias principais.

O(a) Coordenador(a) informará a mim antecipadamente ao envio da cópia da lista quais são os cinco poemas que escolheu para minha preparação dos correspondentes slides às micro palestras.

No evento, com início às 19h30 e duração aproximada de duas horas, teremos o seguinte:

O(A) Coordenador(a) me apresenta, faço uma pequena introdução e iniciamos.

Apresento micro palestra do primeiro tema, com uso do telão, observando o artigo do Código de Trânsito Brasileiro referente e mais alguma dica, se houver, e anuncio o aluno que fará a correspondente declamação.  Assim por diante, procedemos até o décimo tema.

Todos os textos aparecerão no telão para possibilitar o acesso a portadores de surdez.

Se a Escola ou algum patrocinador custear (R$15,00 a unidade) será oferecido um exemplar a cada um dos dez alunos que fizer sua apresentação e mais três exemplares para sorteio entre os alunos em geral, além de exemplares que a Escola quiser.

Se não houver esse custeio, eu, na condição de autor, oferecerei como cortesia três exemplares a serem sorteados entre esses dez alunos e um exemplar para sorteio entre os alunos em geral, além do exemplar já oferecido ao(à) Coordenador(a) ou Diretor(a), totalizando cinco exemplares.

Terminadas as apresentações dos dez alunos, procederemos então ao sorteio desses livros e também de outros como cortesia de alguns membros da Academia Guarulhense de Letras para os alunos em geral. Para tanto é preciso que a Escola providencie duas caixas ou dois saquinhos e as filipetas com os números (ou nomes) para o sorteio, não podendo haver repetição de números. Ou seja, as filipetas dos dez alunos declamadores irão de 1 a 10, enquanto que as dos demais alunos irão de 11 em diante, e deverão estar separadas no primeiro sorteio e depois juntas (as filipetas que não foram sorteadas nesse primeiro sorteio) para o segundo. E encerraremos o evento.

Observação: o fato dos alunos lerem várias vezes antes de se apresentarem faz com que apreendam melhor o conteúdo do texto e, com sua declamação, também favoreçam o acolhimento dos demais.  Aliado a isto, as micro palestras contribuirão para um aprendizado de cada tema na nossa esperança de que passem a ter um comportamento mais seguro daqui em diante, para a preservação de suas vidas e de quem estiver com ele(a)s, no trânsito.

Quanto aos equipamentos que a Escola deve disponibilizar: 

- PC ou Notebook com entrada para USB, dotado de PowerPoint (e uma pessoa da Escola para operar o equipamento).
- Projetor multimídia
- Telão
- 2 microfones (de preferência, sem fio)
- 1 pedestal para microfone
- 1 ou 2 caixas de som

O livro Vias e Versos, por um trânsito mais humano (vendido nas livrarias a R$25,00) contém mais de oitenta poemas referindo-se ao Código de Trânsito Brasileiro e promove o comportamento seguro de condutores e pedestres. 

Fique à vontade para perguntar e sugerir, pelo e-mail: contato@jrjeronimo.com.br

Atenciosamente,

J.R.Jerônimo