Frases de J.R.Jerônimo sobre

ORDEM

Bituca no chão significa atraso. O dia em que não encontrarmos uma sequer, no chão deste país, significará que sua gente evoluiu e obteve outras tantas conquistas. Aí poderemos dizer que o ideal do lema de nossa bandeira, Ordem e Progresso, fora alcançado. Quem sabe se começássemos pela bituca poderíamos acelerar o resto? Entretanto, não é removendo as que forem jogadas, e sim deixando de jogá-las daqui para frente.

Uma mala sem alça é difícil de ser carregada. O analfabetismo faz o mesmo a uma nação.

O sujeito que delinque, ou seja, que infringe qualquer lei e regra, não está apenas desacatando o governo e a autoridade; muito mais do que isto, está desrespeitando a todos os cidadãos. Os quais, unindo-se, podem e devem, dentro da lei, combater esta delinquência, em favor da ordem.

Uma ação nociva, para ser neutralizada, para ser combatida, precisa de uma ação contrária, com força igual ou maior. A sociedade necessita entender muito bem isso, para vencer o mal.

Polícia e judiciário eficientes; legislação que reclui com tratamento compulsório tendo educação, trabalho, religião e esporte para a recuperação dos que ainda delinquem. Se forem aplicadas essas ações, os bandidos cada vez mais serão menos. Até haverem se transformados em pessoas de bem.

Triste para uma coletividade ter que conviver com a delinquência. Ela deve se esforçar para inverter a situação buscando propiciar a todos a possibilidade da alegria. Entretanto, se isto não for possível e tiver a situação que ficar triste para alguém, pela lei e pela ordem, que não seja para os bons cidadãos.

Pior que um depósito clandestino de remédios é um depósito de remédios clandestinos. Contudo, em ambos os casos, os responsáveis - ou, irresponsáveis - devem ser submetidos ao diagnóstico da justiça e ao medicamento do cárcere.

Aceitar erros, vícios e faltas reiteradamente, desencadeará outros males, constantes e maiores, e que, inexoravelmente, afetará a todos, porque tudo está interligado.

Quanto mais instrumental de segurança uma sociedade se utiliza, mais a insegurança se perpetua, devido à sensação de poder que a delinquência vê aumentada; porque a causa nada sofre diante do ataque frouxo aos efeitos.

Quando farta a quantidade de indivíduos que roubam, que sequestram, que assassinam, que violentam de quaisquer maneiras, é porque falta a coerência de leis e de atitudes que os inibam.

A cada delinquência autuada, a oportunidade que não pode ser dispensada é a de que a responsabilização, além de justa, principalmente seja exemplar.

Os incomodados que se mudem, coisa nenhuma. Quando o incômodo não for mero capricho e sim resultado de um direito desrespeitado, o incomodador é que deve mudar-se ou cessar o incômodo. Para tanto, a lei deve ser usada em favor da ordem e do bem-estar da coletividade.


Compartilhar