Assim como o corpo necessita de frutas, verduras, legumes, carnes e cereais, com qualidade, para bem desenvolver-se e assim manter-se, também a mente precisa de pensamentos, palavras, referências, exemplos, objetivos e atitudes, com qualidade, para tornar-se melhor e mais forte.
Inúmeras vezes, o mínimo a se fazer é empenhar-se ao máximo.
Olhar para frente, a fim de imaginar o que se quer ou o que se vai fazer, e, ou, olhar para trás, a fim de ver o que já se fez, são recursos que alimentam a motivação para realizar ou, pelo menos, para seguir em frente com mais confiança.
É preferível a motivação gerada pela busca do melhor do que pela fuga do pior, mas na falta daquela, que se tenha esta do que nenhuma.
Ao subirmos uma montanha descobrimos que há muito mais por ver e por subir, que antes não sabíamos. Do mesmo modo, quem estuda e aumenta seu conhecimento, descobre que há muito mais por saber. E, nos dois casos, o prazer de se ter chegado onde se chegou, motiva a continuidade alegre de se aprender e ascender mais a cada dia.
Motivos elevados, razões poderosas.
‘Desistir jamais’, é o que muitos dizem à guisa de motivação; no entanto, depende; se for no erro é melhor ser desistente do que persistente. É preciso analisar com calma para decidir com mais equilíbrio e em paz com a alma.