Frases de J.R.Jerônimo sobre

CONSCIÊNCIA

Aquele que, na sua individualidade, se acomoda no pouco que sabe, não se esforçando para melhorar seu grau de instrução, não estudando, nem lendo livros e jornais, contribui para a pequenez de seu país. Mas não tem culpa se a sua consciência ainda não o despertou.

Os balões causadores de incêndios continuarão subindo ao céu enquanto a consciência dos baloeiros permanecer no chão.

Quem tem consciência do que faz, jamais erra e nunca faz o mal. Só erra ou faz o mal quem não tem consciência do que faz.

Cuidado, o dinheiro não é a verdadeira medida do sucesso. Alguns pensam que estão no caminho errado porque não se endinheiraram, outros, por sua vez, acham que estão no rumo certo, porque ganham muito dinheiro. Se você não tem certeza, o tempo dirá o que está correto, por enquanto siga o que sua consciência julgar melhor.

A consciência é o maior juiz; quando ela atinge a razão do indivíduo, como ninguém e nenhuma outra coisa, é ela que de fato expurga, é ela que finalmente liberta.

Educação, trabalho, religião e esporte, até na cadeia, são a solução.

A consciência individual é a chave para o bem coletivo; é imprescindível despertá-la e desenvolvê-la.

O princípio do mal é a não consciência. Priorizemos, pois, a educação, ela é a que produz a consciência.

Meu tormento é comigo. Porque eu... sou meu perigo.” *
No livro As mil frases de J.R.Jerônimo, faço homenagem a três Jerônimos, citando frases deles. A segunda é esta acima, em homenagem ao Jerônimo santo.
* São Jerônimo (Aprox. 347-420), de Strídon, Dalmácia (hoje, Croácia). É reconhecido pela Igreja Católica como santo e Doutor da Igreja, e como santo pela Igreja Ortodoxa Oriental, onde é conhecido como São Jerônimo de Stridonium ou Abençoado Jerônimo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/São_Jerônimo (Acesso em 19.12.2012)


Compartilhar