Pergunta

- Qual a distância certa para a colocação do triângulo na sinalização das imobilizações de emergência?

 

 

Resposta

1) Com base no artigo 46 do CTB - Código de Trânsito Brasileiro, a Resolução do CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito, nº 36, de 21 de maio de 1998, determina:  

Art.1º O condutor deverá acionar de imediato as luzes de advertência (pisca-alerta) providenciando a colocação do triângulo de sinalização ou equipamento similar à distância mínima de 30 metros da parte traseira do veículo. 

Parágrafo único. O equipamento de sinalização de emergência deverá ser instalado perpendicularmente ao eixo da via, e em condição de boa visibilidade.

   

2) A que aprendi no curso de Direção Defensiva da CET - Companhia de Engenharia de Tráfego e que consta na página 62 do meu livro, Como Se Tornar Um Asno Volante Em 19 Lições Erradas, é a seguinte:

   

Após o imediato acionamento das luzes de advertência (pisca-alerta), o triângulo deverá ser colocado, em relação ao veículo imobilizado, a uma distância correspondente à velocidade da via, medida em passos.  Quer dizer, 40 passos para uma via, cuja velocidade é de 40 km/h, 80 passos para uma de 80 km/h e assim sucessivamente.  Considerando que, em situações de chuva, esta distância deve ser dobrada e, se houver alguma curva antes, a contagem deve ser iniciada a partir da curva.  Fora o uso do triângulo, na mesma faixa onde o veículo estiver imobilizado, também devem ser utilizados arbustos, galhos, latas, a fim de deixar bem claro aos demais condutores que adiante há obstáculos.  

Lembrando que, ao término, antes de se retirar o veículo que estava imobilizado, deve-se remover da faixa tudo o que fora utilizado para sinalização, deixando-a novamente livre e segura para o trânsito.  

   

Porquê

Sinalizar uma imobilização de emergência com a distância apontada acima, principalmente a indicada no curso de Direção Defensiva, da CET e constante no livro abaixo, é o que deve ser feito para, o mais antecipadamente possível, comunicar aos demais condutores para reduzirem suas velocidades e desviarem.  

 

Quando a sinalização está muito próxima do veículo imobilizado, às vezes não oferece espaço de tempo suficiente para a frenagem ou o desvio, ocasionando em nova colisão. 

 

Lembre-se disso e colabore com a preservação de vidas, inclusive a sua.

   

 Outras dicas e informações você pode encontrar no livro:

Clique para saber os locais de compra ou para adquirir pela internet.

Como Se Tornar Um Asno Volante Em 19 Lições Erradas.

(A abordagem acima está na página 62 deste livro e refere-se à 12ª lição, Manutenção.) 

Diversão e informação em prol de um trânsito melhor.

Outras Dicas de Direção.