Corrupção no Brasil

Jefferson Luz


Trata-se de substantivo feminino cujo significado encontra-se ligado à ação ou efeito de corromper, ou seja, de fazer degenerar; ação de seduzir por dinheiro, presentes ou quaisquer benesses alguém, levando este a se afastar da conduta reta; possui uma variante: corrução. (Dicionário on line).

A corrupção no Brasil não é um ato isolado de um partido político.  Se assim o fosse, todos os outros se uniriam para combatê-la.  O problema é bem maior do que imaginamos ou queremos mostrá-lo.

Essa semana, assistindo um dos jornais regionais, a matéria exibida falava sobre a escassez da água em São Paulo e as “economias” feitas pela população, mais especificamente, os prédios e condomínios residenciais e comerciais.
Eis que, ao investigarem essas “economias”, os técnicos da empresa de abastecimento encontraram os famosos “gatos”.  Quer dizer, os gastos continuavam os mesmos, no entanto, não eram registrados, pois não passavam pelo medidor.

Então questionei-me: será mesmo que a corrupção é exclusiva de partidos políticos? Claro que não! Como digo sempre: 90% da população brasileira faria igual se tivesse oportunidade.

Quantos de nós já favoreceram um amigo em determinada situação? Quantos de nós já ofereceram um café para alguém para que se facilitasse alguma coisa para nós? Quantos de nós perseguem o serviço público para ter a chamada estabilidade e, usá-la de forma incoerente, e errada? Quantos de nós recebem o troco errado em estabelecimentos comerciais e, mesmo notando o valor a mais, não o devolvem?

A corrupção existe porque existem pessoas corruptíveis, pessoas que não se importam com o seu próximo, não ligam em prejudicar o outro.
A corrupção existe porque nós não conhecemos nossos direitos, mas, principalmente, porque não cumprimos nossos deveres.
A corrupção existe porque o respeito e a compaixão com o próximo já se tornou algo distante.
A corrupção existe porque falta informação e formação à população.  Formação de cidadãos capazes de argumentar, de expor suas opiniões, de debater com riqueza de conhecimento. Informação embasada e imparcial, sem tendenciamento seja para o lado que for.
A corrupção está enraizada na população brasileira, faz parte do DNA deste povo que luta muito, mas que, quando tem oportunidade, “passa a perna” no outro.


Jefferson Luz é Técnico em Análises Clínicas, Administração, escreve peças e atua amadoramente na igreja, desenvolve atividade voluntária a ONG que cuida de crianças carentes e a ONG que cuida de famílias de alta vulnerabilidade social, com palestras sobre Gripe A, Higiene, DST.

Publicado em 17.03.2015

(O texto publicado neste espaço é de responsabilidade e direito de seu autor e não precisa, exatamente, refletir a opinião deste site.)