Artigo

Contra a PEC 37, relativo à tentativa de retirada do poder do MP para investigar.
E assinatura de petição

Se você também é contra a PEC 37/2011 - Proposta de Emenda à Constituição nº 37 de 2011, relativo à tentativa de retirada do poder do MP para investigar, convido a assinar a petição após a leitura.

Argumentos sempre existirão para o bem e para o mal.  Basta que o indivíduo escolha o que deseja e então formulará sua argumentação, por mais infundada que seja, fará com que tenha sentido e seja entendida por qualquer um que esteja desinformado.

Alguns se firmam na ideia de que as investigações sobre as mazelas públicas devem ser realizadas somente por especialistas da polícia civil e federal, não cabendo ao Ministério Público.  Pois então, se esse fosse o caso - e não é -  que se qualifique mais o MP, em vez de tirar dele essa prerrogativa. 

Num país tão carente de ordem e de combate à patifaria, como se pode pensar em diminuir as chances de apuração dos maus feitos?

Interessa a quem este tipo de mudança de lei?  A quem quer ver mais agentes atuando no desvendamento de obscuros acontecimentos, é claro que não!  Interessa principalmente a quem não deseja que haja clareza em tudo o que é público. 

Que se aumente o número de especialistas nas duas polícias mencionadas e também no Ministério Público. 

O mal é problema de todos, assim como a responsabilidade para seu combate.  Se tiver que ter mudança na quantidade de agentes ou instituições com o poder de investigar, a fim de limparmos a imundície da corrupção e outras delinquências que envolvem os negócios e as atuações das três esferas políticas - federal, estadual e municipal - e também das próprias polícias, que seja para mais e não para menos como querem os autores e apologistas dessa PEC.

Para assinar a petição, da Avaaz, contra a limitação do poder de investigação por parte do Ministério Público, clique neste link:
http://www.avaaz.org/po/petition/Convencer_senadores_a_rejeitarem_a_PEC_372011_que_limita_o_poder_de_
investigacao_do_Ministerio_Publico/?cqUwVab

Para saber, no site do senado, como está a tramitação, clique no link a seguir:
http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=100325

Para saber, no site da Câmara, sobre a PEC 37, clique no link a seguir:
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=507965

J.R.Jerônimo, 28.04.2013.